Literatura Inglesa. A homossexualidade em Londres entre 1945 e 1967: desafios, mudanças e resistências sociais - A antologia literária Some Men in London, organizada por Peter Parker, trata-se de um livro dividido em dois volumes, que documenta as experiências de homens gays na Londres do pós-guerra (1945-1967), período em que a homossexualidade entre homens ainda era criminalizada no Reino Unido. A obra combina relatos pessoais, como cartas e diários, com documentos históricos, transcrições de tribunais e outros textos, para oferecer uma visão detalhada sobre a vida de homens gays durante esse período de repressão legal e social.
A antologia também explora o impacto do Comitê Wolfenden e a luta pela descriminalização da homossexualidade, que culminaria na Lei de Ofensas Sexuais de 1967. Portanto, Some Men in London é uma obra histórica e literária, não um filme ou artigo, e seu foco está na documentação de um período crucial na história dos direitos LGBTQ+ no Reino Unido.
Literatura Espanhola Juan Marsé, o grande romancista do século XX - O escritor, de 87 anos, alcançou a fama com a publicação de ‘Últimas Tardes com Teresa’. Prêmio Cervantes, seus livros retrataram uma sociedade em evolução do franquismo até a democracia.
Literatura Alemã. Cinco clássicos para conhecer a literatura alemã.
Antonio Tabucchi. Leia mais... - Escritor italiano nascido em 1943, em Pisa. Tendo sido professor de Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Génova, foi diretor do Instituto Italiano di Cultura em Lisboa. Dedicado ao estudo da figura de Fernando Pessoa, produziu ensaios sobre este autor e traduziu obras suas.
O Tempo Envelhece Depressa
de Antonio Tabucchi
Tradução: Gaëtan Martins de Oliveira
Todas as personagens deste livro parecem estar empenhadas numa confrontação com o Tempo: o tempo dos acontecimentos que viveram ou estão a viver e o tempo da memória ou da consciência. Mas é como se uma tempestade de areia se tivesse levantado nas suas clepsidras: o tempo foge e detém-se, gira sobre si próprio, esconde-se, reaparece a pedir contas. Do passado emergem estranhos fantasmas, as coisas que antigamente eram incompatíveis agora parecem harmonizar-se, as versões oficiais e os destinos individuais não coincidem.
Um-ex agente da defunta República Democrática Alemã que durante anos espiou Bertold Brecht, vagueia sem destino por Berlim até ir ter ao túmulo do escritor para lhe confiar um segredo.
Numa localidade de férias da ex-Jugoslávia, um oficial italiano da ONU que durante a guerra do Kosovo sofreu as radiações do urânio empobrecido ensina a uma miúda a arte de ler o futuro nas nuvens. Um homem que engana a sua solidão contando histórias a si próprio torna-se protagonista de uma aventura que inventara numa noite de insónia.
Sensível às convulsões da História recente, Antonio Tabucchi mede-se com o nosso Tempo «desnorteado», em que se os ponteiros do relógio da nossa consciência parecem indicar uma hora diferente daquela que vivemos.